ANÚNCIO
BrasilDestaqueManchetes

Jornal JA 7 – Equipe do PPI visita Porto de Ilhéus e outros empreendimentos de infraestrutura

Iniciativa teve a finalidade de estimular o fortalecimento da intermodalidade e o fomento às parcerias entre os setores público e privado

Uma comitiva composta por equipes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do Ministério da Infraestrutura (MInfra), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A visitou diversos empreendimentos de infraestrutura entre os dias 19 e 21 da semana passada. A secretária especial, Martha Seillier; o secretário de Parcerias em Transportes, Thiago Caldeira; o diretor de Programa Frederico Munia, e a assessora técnica Maryane Araújo participaram das agendas pelo PPI.

Na terça-feira (19/1), a comitiva visitou o Porto de Ilhéus, administrado pela Companhia Docas da Bahia (Codeba) – cuja desestatização está em processo de qualificação no Programa de Parcerias de Investimentos. Em 2020, mesmo em um cenário desafiador, o Porto de Ilhéus registrou aumento de 118,46% nas movimentações de carga geral e granéis sólidos. A previsão é de que o leilão ocorra no último trimestre em 2022, com a adoção de um modelo que traga mais eficiência na gestão e melhorias na operação e infraestrutura portuária. Na ocasião, o grupo também visitou as obras do Porto-Sul.

“Este ano não será apenas dos leilões de infraestrutura de transportes, mas da intermodalidade”, observou a secretária especial Martha Seillier. “Estamos com a carteira recheada de portos, rodovias, aeroportos e ferrovias e viemos visitar importantes empreendimentos que serão leiloados e marcam o compromisso do governo federal com a agenda de competitividade via diferentes modais de transporte”, afirmou.

Na quarta-feira (20/1), a comitiva percorreu os trechos I, II e III da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O Trecho I – que compreende os municípios de Ilhéus e Caetité, na Bahia – tem extensão de 537 quilômetros e irá a leilão no dia 8 de abril, com previsão de mais de R$ 5 bilhões em investimentos. O projeto faz parte da carteira do PPI e é um importante corredor de escoamento de minério de ferro do sudoeste baiano.

“Participamos da estruturação da Fiol e viemos ver de perto este empreendimento estratégico saindo do papel, um corredor importantíssimo de escoamento da produção pelos portos baianos”, disse o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima.

No último dia de agenda, a comitiva visitou a Mina Pedra de Ferro, da Bamin, próxima a Caetité (BA). A conexão da mina com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste possibilitará o escoamento da produção até o Porto Sul e o Porto de Ilhéus.

“Entendemos que somente a partir do fortalecimento da intermodalidade e do fomento às parcerias entre os setores público e privado levaremos a infraestrutura nacional aos níveis que o país precisa para se desenvolver ainda mais”, finalizou o diretor-presidente da Valec, André Kuhn.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo