ANÚNCIO
BrasilDestaqueManchetesSão PauloSP

Jornal de Goiás – SP antecipa feriado para tentar aumentar isolamento sem recorrer ao lockdown

O governo de São Paulo anunciou que quer antecipar o feriado estadual de 9 de julho, que comemora a revolução constitucionalista, para o dia 25 de maio.

A decisão vem um dia depois da prefeitura de São Paulo ter decidido antecipar dois feriados municipais. O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, para esta quarta-feira, dia 20, e o feriado de Corpus Christi, no dia 11 de junho, para a próxima quinta, dia 21. Sexta-feira, dia 22, será ponto facultativo. As mudanças propostas pela prefeitura já foram aprovadas pela Câmara dos Vereadores nessa segunda-feira.

Agora, se a proposta do governo do estado for aprovada pela Assembleia Legislativa, a cidade de São Paulo vai ter um mega feriado, que começa na próxima quarta-feira e só terminaria na segunda da semana que vem. Contando com o final de semana e o ponto facultativo, serão seis dias de interrupção das atividades. O esforço é para tentar aumentar o isolamento social evitando o bloqueio total, o chamado lockdown.

Na semana passada, as autoridades de saúde chegaram a informar que os critérios para adotar o bloqueio total seriam mais de 90% de ocupação dos leitos de UTI e taxa de transmissão do vírus acima de 1, o que significa que cada pessoa infectada transmite para, pelo menos, uma nova pessoa. Nesse final de semana, a cidade de São Paulo passou a atender os dois critérios, com uma taxa de infecção de 1,4 e 91% dos leitos de UTI ocupados.

Mas as autoridades estaduais ainda não chegaram ao consenso sobre a hora mais adequada para implantar o bloqueio total em São Paulo. Agora, o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Dimas Covas, diz que o bloqueio total só vai ser adotado quando o sistema de saúde estiver nocauteado.

Mas, logo depois de ouvir a avaliação do principal assessor do governo para a pandemia do coronavírus, o governador João Dória refutou a ideia de esperar a falência para tomar medidas mais duras.

Só que ninguém consegue informar quais são os novos critérios objetivos para a adoção da medida.

Quando o prefeito Bruno Covas anunciou a decisão de antecipar os feriados municipais, disse que era a última alternativa, já que a prefeitura não consegue implantar o bloqueio total de forma isolada.

A estimativa é de que nos próximos 15 dias, a estrutura de saúde da cidade entre em colapso.

Nesta terça-feira, os prefeitos da região metropolitana de São Paulo e os da baixada santista – a segunda região mais atingida pela pandemia no estado – vão discutir a possibilidade de antecipar os feriados municipais nas respectivas cidades.

Avalie o Post post

Mostre mais

# EBC

EBC. Os artigos são de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do veículo.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo