ANÚNCIO
DestaqueGoiâniaGoiásGoverno de GoiásManchetesRonaldo Caiado

Governador Ronaldo Caiado fortalece corpo de bombeiros com entrega de viaturas e equipamentos e celebra a chegada de novos integrantes

Na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, o governador Ronaldo Caiado, chefe do Executivo goiano, recebeu calorosamente os 250 novos alunos, soldados e cadetes, que ingressaram no Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar (CAEBM). Estes jovens profissionais integram o seleto grupo dos 612 aprovados no concurso público realizado no ano de 2022. A cerimônia de boas-vindas à nova geração de bombeiros foi marcada por um gesto significativo, com a entrega de três viaturas e 137 equipamentos de proteção respiratória, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão.

A perspectiva é que esses recém-chegados completem sua formação e estejam prontos para integrar as fileiras da corporação entre janeiro e fevereiro de 2024. Ao destacar essa conquista, o governador Caiado ressaltou a importância desse reforço para o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás. Ele enfatizou a necessidade de revitalizar uma tropa que, por anos a fio, dedicou-se incansavelmente à proteção e ao socorro da comunidade goiana.

“Quando assumi o governo, tínhamos um efetivo de pouco mais de 2 mil bombeiros militares, um número insuficiente para atender às demandas de nossa população e das exigências dos municípios, empresários e, principalmente, para salvar vidas e prevenir acidentes”, declarou o governador. “Estamos incorporando mais de 600 novos bombeiros militares, o que representa um acréscimo de 30% de profissionais altamente capacitados, capazes de atender às necessidades do nosso povo.”

Durante seu discurso, Caiado enalteceu os valores que norteiam o Corpo de Bombeiros, destacando a coragem, a determinação e a solidariedade dos membros da corporação, especialmente durante a pandemia. Ele atribuiu ao Corpo de Bombeiros Militar de Goiás parte fundamental do êxito do estado em se tornar referência nacional em segurança pública.

O curso de formação dos novos bombeiros, que teve início em setembro, é conhecido por sua extensa preparação, abrangendo uma ampla gama de disciplinas essenciais. Os alunos são submetidos a treinamentos rigorosos, que incluem desde o combate a incêndios até operações de resgate em áreas de difícil acesso e atendimento pré-hospitalar. Além disso, são submetidos a intensos exercícios físicos, simulações realistas e aulas teóricas, visando prepará-los para enfrentar as complexidades da profissão e, assim, proteger e socorrer a comunidade com excelência.

Neste mês de outubro, os aprovados no concurso para as funções de 2º Tenente Médico e Odontólogo e Soldados Músicos também deram início ao estágio de adaptação, somando 52 novos integrantes à corporação. Esses novos profissionais, juntamente com os recém-chegados soldados, reforçarão o compromisso do Corpo de Bombeiros em manter a segurança e proteger a vida dos cidadãos goianos.

O evento também marcou a apresentação do novo fardamento operacional da corporação. Além do tradicional fardamento caqui utilizado no cotidiano dos bombeiros militares, o Corpo de Bombeiros de Goiás incorporou um novo uniforme, na cor laranja, destinado a operações de desastres. O laranja, cor oficial do salvamento, é altamente visível e facilita a identificação da equipe em operações diversas, como desastres naturais, alagamentos, soterramentos e incêndios em vegetação, destacando o compromisso da corporação com a segurança e o socorro da população.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo