ANÚNCIO
DestaqueGoiâniaGoiásManchetes

Pacto Goiás Sem Racismo: Gracinha Caiado impulsiona movimento por estado inclusivo e diverso

o Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, testemunhou o lançamento do Pacto Goiás Sem Racismo pela coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado. Essa iniciativa se soma às ações da gestão atual, acentuando o compromisso no enfrentamento ao racismo e na busca pela equidade racial.

O evento contou com a presença de autoridades e representantes de comunidades quilombolas, indígenas e do Movimento Coletiva das Pretas. Gracinha Caiado destacou: “Hoje avançamos em direção a um estado que respeita a diversidade de seu povo, refletido nas diretrizes deste pacto, reforçando o engajamento da gestão contra qualquer forma de discriminação.”

Ela ressaltou que o combate ao racismo em Goiás vai além da punição, buscando oferecer oportunidades reais às comunidades tradicionais. O governador Ronaldo Caiado tem priorizado essa causa desde o início de sua gestão, acrescentou.

O Pacto Goiás Sem Racismo, originado por meio de um decreto executivo encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), foi inspirado por políticas como a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a Convenção Interamericana contra o Racismo e a Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024) da ONU.

Para garantir a efetividade do pacto, órgãos governamentais e entidades civis formarão o Comitê Estadual Gestor, sem remuneração. Wellington Matos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), salientou: “Estamos unindo esforços para desmantelar a engrenagem do racismo no estado, passando pela formação social, conhecimento e, principalmente, por políticas públicas.”

Entre os objetivos do pacto está a igualdade de acesso às políticas públicas para a população negra, a redução de estigmas, a repressão a crimes raciais e a ampliação da política de saúde integral. Gracinha Caiado também destacou que o pacto resultará na formulação de um plano estadual de promoção da igualdade racial, incluindo a produção de dados estatísticos para acompanhar as populações negras em todo o estado.

Além do Pacto Goiás Sem Racismo, o governo já inaugurou o Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e o Centro de Referência Estadual da Igualdade, espaços essenciais para acolher vítimas de violência e discriminação. O projeto “Goiás Sem Racismo” também distribui cartilhas nas escolas públicas para combater o racismo institucional e promover a igualdade.

A solenidade contemplou a entrega de 60 cartões do Crédito Social, uma iniciativa que visa fomentar negócios em comunidades quilombolas e minorias sociais, fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás e o Sebrae.

O evento contou com a presença do prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, que elogiou o empenho do governo no combate ao racismo, citando-o como um exemplo a ser seguido por outros estados.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo