ANÚNCIO
AgriculturaAgronegócioAgropecuáriaAgropecuárioBrasilDestaqueManchetesMundoPecuária

Participação Exponencial do Mapa Brasileiro na FIE 2023: Abertura de Novos Mercados e Expansão Global do Agronegócio

No epicentro da Food Ingredients Europe 2023 (FIE 2023), realizada em Frankfurt, Alemanha, empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas marcaram presença de forma proeminente. Sob a égide de uma Missão Comercial, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e respaldada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o objetivo foi claro: estabelecer novos horizontes mercadológicos e ampliar a inserção dos produtos do agronegócio brasileiro no panorama internacional.

A FIE, berço do encontro global entre os principais players da indústria de processamento de alimentos, atraiu neste ano uma afluência de 25 mil visitantes, congregando mais de 1.200 expositores, oriundos de 135 países. Este cenário proporcionou um mergulho nas tendências e inovações do mercado alimentício, amalgamando palestras instigantes, debates fervorosos e estudos de caso elucidativos.

Dentro do Pavilhão Brasil, oito empresas nacionais, criteriosamente selecionadas, desfrutaram de uma estrutura completa para apresentar e expor seus produtos. Além disso, contaram com o respaldo técnico de uma equipe ministerial para engendrar encontros com potenciais compradores. O Mapa, além de incentivar a participação nessa vitrine global, fomenta investimentos em ações promocionais complementares para maximizar os resultados positivos.

Os produtos brasileiros exibidos na Food Ingredients Europe 2023 abrangeram uma gama diversificada: desde ingredientes à base de milho, folhas e extratos de ervas/chás, até erva-mate, açaí, polpas de fruta, sorbet de frutas, castanha de baru, produtos de colágeno, proteínas vegetais (plant-based food), cachaças e extratos vegetais (guaraná).

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do ministério (SCRI/Mapa), nos últimos três anos, a União Europeia firmou-se como o segundo principal destino das exportações agrícolas brasileiras, enquanto a China ostenta a posição de maior mercado. Em 2022, as exportações agropecuárias brasileiras para a região alcançaram a cifra de US$ 25,5 bilhões, representando um crescimento de 42,4% em relação a 2021, conforme análise da SCRI/Mapa. Este panorama robustece a presença e a relevância do Brasil no contexto global da indústria alimentícia.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo