ANÚNCIO
DestaqueGoiâniaGoiásManchetes

Novos Horizontes para Mulheres na Tecnologia: Mais de 12 Mil Graduadas nas Escolas do Futuro de Goiás

Desde 2021, as Escolas do Futuro de Goiás têm sido palco de uma transformação notável, formando mais de 12 mil mulheres em cursos gratuitos de tecnologia e artes. Esse número expressivo representa 56,4% dos 21,4 mil indivíduos que concluíram cursos técnicos, de capacitação ou de qualificação nesse período, em uma das seis unidades desse instituto de ensino profissionalizante do governo do estado.

Uma dessas mulheres é Danielly Khalil, aluna da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia. Ela completou os cursos de Produção de Games e Interação Virtual, bem como o de Impressão em 3D, e agora está imersa no estudo de Desenvolvimento Web e Mobile.

“Avançar em um ambiente predominantemente masculino é desafiador, mas também uma oportunidade de encorajar mais mulheres a ingressar no campo da tecnologia”, afirma Danielly.

O aumento significativo da participação feminina em cursos profissionalizantes reflete o empenho do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em promover, desenvolver e acelerar a presença de meninas e mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e pesquisa.

“É para isso que lançamos o programa Goianas na Ciência e Inovação, visando incentivar a participação das mulheres nessas áreas”, afirma o secretário da Secti, José Frederico Lyra Netto. O programa oferece vagas exclusivas para mulheres em cursos das Escolas do Futuro e outras iniciativas da Secti, como cursos de robótica para crianças e adolescentes, além de oportunidades de capacitação em manutenção e montagem de computadores.

Além disso, o programa Goianas na Ciência e Inovação já lançou dois editais, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), com um total previsto de R$ 2 milhões em auxílio financeiro para o estímulo e promoção de projetos.

EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

Presentes em cinco cidades, as Escolas do Futuro têm como foco a formação de jovens que estão cursando o ensino médio ou superior, além de pessoas em busca de recolocação profissional ou interessadas em empreender.

O projeto foi implementado em 2021, após a assinatura de um convênio entre o Governo de Goiás, por meio da Secti, e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, as unidades contam com mais de 2 mil vagas abertas, e as inscrições podem ser feitas pelo site efg.org.br/editais.

“Nos países desenvolvidos, de cada 100 alunos matriculados no ensino médio, 44 também estão matriculados em cursos técnicos. No Brasil, esse número cai para 11. Pretendemos mudar essa realidade a partir de Goiás. Sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, nosso estado será um exemplo em educação profissional e tecnológica para o país, assim como já é na educação básica”, afirma o secretário José Frederico.

EIXOS TECNOLÓGICOS

A oferta dos cursos está organizada em trilhas associadas a três eixos tecnológicos: Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; ou Produção Cultural e Design.

Existem opções de cursos de capacitação, com duração de dois meses; de qualificação profissional, com duração de cinco meses; cursos técnicos de nível médio, com duração de aproximadamente dois anos; além de cursos superiores de tecnologia, com duração de cerca de três anos.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo