ANÚNCIO
DestaqueGoiâniaGoiásManchetes

Dengue em Goiás: Alerta para Sinais de Agravamento da Doença

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) está intensificando o alerta sobre os sinais indicativos de agravamento da dengue, visando conscientizar a população sobre a importância da vigilância contínua. No estado, já foram confirmadas duas mortes domiciliares este ano, dentre um total de 63 óbitos confirmados e outros 99 em processo de investigação.

De acordo com a SES, os sintomas relevantes da doença podem se manifestar a partir do terceiro dia do diagnóstico, com a diminuição dos sintomas iniciais, como febre e dor de cabeça, e o surgimento de outros indícios, incluindo vômitos, dor abdominal, tonturas ao levantar-se e sangramento nas gengivas e nariz.

“São sinais importantes a serem observados, pois a dengue apresenta características distintas de outras doenças”, adverte o secretário da Saúde, Rasível Santos. “Enquanto em muitas doenças, a remissão dos sintomas iniciais sugere recuperação, na dengue isso não é necessariamente verdadeiro”, acrescenta a superintendente de Vigilância em Saúde da pasta, Flúvia Amorim.

É crucial não subestimar esses sinais, pois podem indicar uma progressão para uma fase mais grave da doença. “Se qualquer um desses sintomas surgir, é fundamental não hesitar em procurar imediatamente uma unidade básica de saúde para uma avaliação médica adequada”, reforça Flúvia.

Este ano, Goiás já notificou 139.398 casos de dengue, dos quais 63.971 foram confirmados. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, está implementando diversas medidas, incluindo a criação de Gabinetes de Crise Estaduais e apoio aos municípios na instauração de gabinetes de crise municipais.

“É responsabilidade de cada cidadão contribuir, reservando pelo menos dez minutos semanais para a limpeza de seus imóveis e eliminando qualquer acúmulo de água parada, que são potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue”, ressalta Rasível.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo