ANÚNCIO
BrasilDestaqueManchetes

Temporais no Sul e Tempo Quente no Norte: Previsão do Tempo no Rio Grande do Sul

O início da semana no Rio Grande do Sul traz contrastes meteorológicos marcantes. Enquanto a metade norte do estado experimenta um breve período de tempo quente e seco, com ventos predominantes do quadrante norte, a região sul e áreas fronteiriças com o Uruguai estão sujeitas a fortes áreas de instabilidade, desencadeando chuvas volumosas e temporais.

Nas próximas horas, espera-se que áreas do centro e norte gaúcho registrem rajadas de vento acima dos 60 km/h, especialmente em localidades como Santa Maria e encostas, além das proximidades do Planalto gaúcho.

Entretanto, no extremo sul do estado, prevê-se que os volumes de chuva ultrapassem os 100 milímetros em 24 horas, podendo chegar a superar os 150 mm até o início da quarta-feira. Regiões como Pelotas, Rio Grande e áreas adjacentes à Campanha e oeste do estado também estão sujeitas a temporais, ventos com rajadas superiores a 70 km/h e possíveis quedas de granizo.

A partir do final da terça-feira e ao longo da quarta-feira, a movimentação de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica do norte da Argentina em direção ao sul do Uruguai, combinada com a formação de um ciclone extratropical, resultará na extensão de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, trazendo instabilidade para outras áreas do estado.

Este período será marcado por uma queda acentuada nas temperaturas máximas, acompanhada por rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h e precipitações variando entre 20 e 50 mm em diversas localidades. A tendência é de tempo frio e seco no meio da semana.

No final da quarta-feira, nas regiões sul e oeste do Rio Grande do Sul, o tempo se tornará frio e seco devido à chegada de um sistema de alta pressão atmosférica. Enquanto isso, nas demais áreas, a instabilidade diminuirá ao longo do dia.

Para a quinta-feira, espera-se tempo frio e seco na maior parte do estado, com possibilidade de chuvas no norte ao final do dia. As temperaturas mínimas deverão variar entre 4°C e 8°C nas áreas mais frias do sudoeste, Planalto e Serra, enquanto em Porto Alegre, a mínima será em torno de 12°C.

Na sexta-feira, a instabilidade retornará devido a áreas de instabilidade, e durante o fim de semana, uma frente fria trará chuvas, acompanhadas de ar frio de origem polar, tornando o tempo úmido e gradativamente mais frio. As chuvas mais intensas devem se concentrar no norte e leste do estado, enquanto o sul e oeste experimentarão um período mais seco, especialmente a partir da segunda-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), representando o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM), recomenda acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais em seus canais online.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo