Os restaurantes de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estão retomando as atividades, e poderão funcionar entre 11h da manhã e 11h da noite, incluindo sábados, domingos e feriados.
As lanchonetes e cafeterias também podem voltar a funcionar, sendo que no horário das 7h da manhã às 8h da noite. Em todos os casos, os estabelecimentos precisam cumprir os protocolos de higiene e distanciamento social determinados pelo município nesta nova fase de flexibilização das restrições impostas pela pandemia de coronavírus. Os sistemas de self-service ou buffet estão proibidos, assim como a música ao vivo.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, explica que a reabertura será gradual e que os bares estão de fora dessa fase porque precisam de um planejamento maior por estarem mais sujeitos a imprevistos.
Os restaurantes e lanchonetes têm que reorganizar seus espaços internos, com distanciamento de dois metros entre as mesas e taxa de ocupação limitada a 50% de sua capacidade. Balcões compartilhados deverão ser interditados e não será permitido o consumo em pé. O uso de máscara é obrigatório e essa proteção só poderá ser retirada pelos clientes que estiverem nas mesas, exclusivamente nos momentos de refeição.
A oferta de álcool 70% para o público e os colaboradores, em locais de fácil acesso, continua sendo uma obrigação, assim como o fornecimento de equipamentos de proteção individual aos funcionários. A temperatura de todos que estiverem nesses estabelecimentos deve ser checada.
A regulamentação da Prefeitura de Niterói traz também normas para a higienização dos utensílios fornecidos aos clientes. Toalhas de tecido devem ser evitadas mas, se usadas, precisam ser trocadas a cada cliente. Mesas e cadeiras deverão passar por higienização a cada troca de cliente no estabelecimento. A recomendação é o uso de cardápios digitais, que permitem ao cliente acessar através de QR Code pelo seu próprio celular.