ANÚNCIO
AgriculturaAgronegócioDestaqueEconomiaGoiâniaGoiásGoverno de GoiásManchetesNotíciasPolítica

Governador Ronaldo Caiado lidera missão histórica à China para impulsionar investimentos em Goiás

Nesta quarta-feira (1º/11), o governador Ronaldo Caiado partiu em uma missão oficial para a China, com o objetivo de oficializar uma série de acordos estratégicos que foram elaborados nos últimos meses. Durante essa viagem, serão formalizados acordos de instalação de pelo menos duas grandes empresas em Goiás, bem como parcerias abrangentes nas áreas de mineração, educação, pesquisa e cultura.

Com uma agenda intensa que abrange quatro cidades chinesas, incluindo visitas a empresas multinacionais, universidades e reuniões com líderes políticos e econômicos do país, esta missão internacional marca um momento crucial de investimento, modernização e inovação tecnológica no estado de Goiás. O governador Ronaldo Caiado enfatizou a importância desses investimentos estrangeiros, afirmando que “Goiás cresce no mesmo ritmo que a China, por isso temos que buscar investimentos estrangeiros capazes de alcançar os resultados que nosso estado merece.”

Acompanhado por uma delegação de autoridades e representantes de diversos setores, Caiado tem previsão de chegada em Xangai na sexta-feira (3/11). Lá, ele visitará o Centro de Exposições de Planejamento Urbano da cidade e a sede da mineradora CMOC. Em outubro, empresários da multinacional CMOC, que atuam no beneficiamento de nióbio e fosfatos nas cidades de Catalão e Ouvidor, estiveram em Goiás e acertaram novos investimentos de R$ 3 bilhões da mineradora no estado.

Em Xangai, Caiado também visitará a sede da Chint Power em 7 de novembro, onde participará de uma reunião com executivos da indústria para formalizar a instalação da empresa em Itumbiara, no sul de Goiás. A Chint é uma renomada fornecedora de sistemas de energia solar e soluções em energia inteligente com alcance global. A empresa se concentrará na produção de medidores de água, energia e células fotovoltaicas no município goiano.

Em seguida, a delegação goiana viajará para Shenzhen para visitar a sede da Huawei, uma líder global em tecnologia de soluções de informação, equipamentos de rede e telecomunicações. O governador assinará um acordo de compartilhamento de tecnologias de última geração, abrangendo técnicas de captura de imagens oftalmológicas em alta resolução, produção de carros conectados à internet 5G, e formação profissional, entre outras áreas. Além disso, em Shenzhen, Caiado realizará uma visita técnica à BYD, o maior fabricante de veículos elétricos do mundo, para discutir a produção de ônibus elétricos em Goiás.

No dia 10, o governador desembarcará em Weifang para uma visita técnica à Weichai Group, líder global na produção de motores elétricos para caminhões. A empresa já está em negociações com o Governo de Goiás para a instalação de uma fábrica em Itumbiara. O governador já recebeu executivos da Weichai no Palácio das Esmeraldas em 26 de setembro, destacando que isso transformará Goiás de um importador de motores em um produtor, capaz de atender todo o Brasil devido à sua localização estratégica.

No dia seguinte, a comitiva se deslocará para Pequim de trem-bala e visitará Xiong’an, a capital da província de Hebei. Em uma reunião recente no Palácio das Esmeraldas, Caiado recebeu uma comitiva da província de Hebei, liderada pela vice-governadora Jin Hui. “Temos agora uma grande expectativa de consolidar este tratado entre a Província de Hebei e o estado de Goiás. Nosso objetivo é avançar cada vez mais e, com a colaboração da vice-governadora, implementar nossos acordos”, afirmou o governador.

Em junho, o vice-governador Daniel Vilela liderou a primeira visita oficial do governo goiano à província de Hebei, formalizando uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade de Hebei. O intercâmbio abrangerá professores, pesquisadores, estudantes e programas de formação conjunta. De volta a Pequim, o governador visitará a Tsinghua University, continuando as parcerias na área de educação e pesquisa, com a assinatura de um termo de cooperação sobre Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras.

Em Pequim, Caiado também realizará uma visita à CREC4, uma gigante multinacional que atua nas áreas de infraestrutura, mineração, construção civil, transporte e mercado imobiliário. O objetivo é construir parcerias para o compartilhamento de tecnologias que impulsionarão o desenvolvimento industrial e econômico de Goiás.

A delegação é composta pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, o secretário de Indústria e Comércio, Joel de Sant’Anna Braga, a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado, além de outras autoridades políticas e representantes de setores comerciais.

O governo goiano tem buscado fortalecer seus laços com a China, e essas negociações e acordos representam uma oportunidade significativa para o desenvolvimento econômico e tecnológico de Goiás. A missão atual segue uma série de visitas e tratativas que demonstram o compromisso do governo estadual em promover investimentos e parcerias internacionais em benefício do estado.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo