Dados recentes da gerência de transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apontam um recorde histórico no número de doações para transplantes. No decorrer deste ano, 91 pessoas, diagnosticadas com morte encefálica, se tornaram doadoras de órgãos. Esse número supera o recorde anterior de 89 doadores, registrado em 2018.
As últimas doações, realizadas na terça-feira (21/11), envolveram dois casos de pessoas jovens, entre 20 e 29 anos, que sofreram traumas decorrentes de acidentes. A confirmação da morte encefálica ocorreu por meio de exames e protocolos clínicos. Um dos procedimentos ocorreu no Hospital Estadual do Centro Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, com a extração de rins, fígado e córneas. O segundo procedimento, no Hospital Municipal de Rio Verde, sudoeste goiano, resultou na retirada de rins e córneas.
Todos os órgãos captados foram destinados a pacientes goianos que aguardavam na lista de espera para transplantes. Katiúscia Freitas, gerente de transplantes da SES-GO, ressaltou o sucesso das captações graças ao apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBPM) e do Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg), instituições que colaboram com a SES-GO.
Apesar do recorde de doações e do avanço nos transplantes, a taxa de recusa familiar em Goiás permanece alta, alcançando 64,7%. Freitas enfatiza a importância de as pessoas expressarem aos familiares o desejo de serem doadoras de órgãos. Ela também destaca a generosidade das famílias que, mesmo em meio à dor da perda, optam por transformar a vida de quem aguarda por um transplante.
A esperança para os mais de 2.000 inscritos na lista de espera em Goiás continua. Entre eles, 475 aguardam por transplante de rim, 12 de fígado e 1.592 de córnea.
Os dados gerais de doações de janeiro a outubro de 2023 mostram um aumento significativo em doações de órgãos e tecido ocular, além de um aumento nos transplantes realizados em várias áreas, demonstrando um avanço notável na área de transplantes em Goiás.
Serviço Dados gerais de doações (janeiro a outubro de 2023)
Doadores de órgãos: 84 (aumento de 40%)
Doadores de tecido ocular: 372 (aumento de 59,6%)
Recusa das famílias: 64,7% (68,6% em outubro de 2022)
Transplantes realizados Córneas: 510 (aumento de 64,5%)
Medula óssea: 29 (aumento 31,8%)
Tecido músculo esquelético: 7
Rins: 120 (aumento de 34,8%)
Fígado: 7 (aumento de 16,6%)
Total: 673 (aumento de 55,9%)
Órgãos captados (janeiro a outubro de 2023)
Total: 226 (aumento de 41,25%)