ANÚNCIO
DestaqueGoiâniaGoiásManchetes

Segundo dados da CMTC, bilhete único transforma o transporte público na região metropolitana de Goiânia

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) revela que o Bilhete Único assumiu uma posição preponderante, respondendo por mais de 60% da demanda total de transporte público na Região Metropolitana de Goiânia. Desde o seu lançamento em abril de 2022, este cartão revolucionário proporciona uma experiência mais flexível aos usuários, com aproximadamente 670 mil pessoas aproveitando seus benefícios.

O Bilhete Único, que permite aos passageiros escolherem itinerários personalizados sem a necessidade de passar pelos terminais, reduziu o tempo de deslocamento em até 50 minutos. Mesmo com essa melhoria significativa, o valor da passagem permanece inalterado em R$ 4,30, graças ao congelamento tarifário resultante de um acordo entre a administração municipal, o Governo de Goiás e as prefeituras da Região Metropolitana.

O prefeito Rogério destaca a estabilidade do valor da tarifa, mantida desde 2019 com o apoio conjunto da Prefeitura e do governo estadual. “Além das facilidades que o Bilhete Único trouxe à população usuária do transporte coletivo, nós ainda conseguimos, por meio de subsídios, manter o mesmo valor da passagem desde 2019”, afirma.

A implementação do Bilhete Único contribuiu para que Goiânia conquistasse a primeira posição no ranking de maior satisfação com o preço da passagem de transporte coletivo, segundo a Pesquisa de Qualidade dos Serviços Públicos realizada pela ONG Agenda Pública entre as capitais brasileiras.

O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, destaca que o Bilhete Único faz parte de um conjunto de iniciativas inovadoras para melhorar a vida dos passageiros, ao lado de outras modalidades de bilhetagem como o Passe Livre do Trabalhador e o Cartão Família.

Goiânia se destaca nacionalmente ao oferecer um sistema de pagamento modernizado, permitindo o uso de cartões de crédito ou débito por aproximação, além do Pix. Essa abordagem inovadora solidifica a cidade como um modelo para o país em termos de avanços no transporte público.

Antes do Bilhete Único, o Cartão Fácil era o principal meio de pagamento, exigindo um custo adicional ao trocar de linha fora dos terminais. Agora, todos os usuários desse cartão anterior foram automaticamente migrados para o Bilhete Único, usufruindo de economia significativa.

O usuário Agilson Leite Borges, que utiliza diariamente três linhas, elogia as vantagens do Bilhete Único. “Quando era o Cartão Fácil, eu precisava pagar duas passagens. Hoje, sigo utilizando as três linhas, mas pagando apenas R$ 4,30. Economizo tempo e dinheiro, é muito satisfatório”, destaca.

Para facilitar a escolha do melhor trajeto, os usuários podem contar com o aplicativo SiMRmtc, inserindo origem e destino para encontrar a rota ideal. Além disso, o Google Maps também é uma opção para o planejamento do percurso.

A adesão ao Bilhete Único pode ser feita nos terminais ou em pontos de venda de recarga, sendo a primeira via gratuita. O sistema de monitoramento de segurança, utilizando biometria facial, visa evitar o uso indevido do benefício. A recarga do Bilhete Único pode ser realizada nos Pontos de Venda e Recarga Sitpass (PVR), máquinas de autoatendimento nos terminais de ônibus, ou online, por meio de Pix, proporcionando aos passageiros diversas opções para recarregar seus cartões. O serviço também está disponível pelo número de WhatsApp (62) 3110-8938.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo