ANÚNCIO
AgriculturaAgronegócioDestaqueEconomiaGoiâniaGoiásGoverno de GoiásImprensaManchetesNotíciasPolíticaSaúde

Prefeitura de Goiânia realiza mais de 80 mil atendimentos médicos em Novembro

Em um esforço contínuo para oferecer atendimento de qualidade à população, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou um total de 80.200 atendimentos médicos durante o mês de novembro. Esses serviços foram disponibilizados em 13 unidades especializadas em urgência e emergência, abrangendo os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), o Centro Integrado de Atenção Médico-Sanitário (Ciams), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof).

A descentralização estratégica dessas unidades ao longo dos sete Distritos Sanitários da cidade facilitou o acesso da comunidade a equipes multiprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, entre outros profissionais de saúde. O Secretário Municipal de Saúde, Wilson Pollara, enfatizou a política implementada para assegurar um atendimento alinhado com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e baseado na classificação de triagem.

Do total de atendimentos, 65.654 foram conduzidos por médicos generalistas, presentes em 12 unidades, como Cais Amendoeiras, Campinas, Vila Nova, Bairro Goiá, Finsocial, Ciams Novo Horizonte, Urias Magalhães e diversas UPAs pela cidade.

O atendimento pediátrico, descentralizado para quatro unidades de saúde, totalizou 7.311 consultas, incluindo duas com funcionamento 24 horas – Cais de Campinas e UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia, Chácara do Governador – e outras duas UPAs que oferecem atendimento pediátrico diariamente das 7h às 19h.

Quanto aos atendimentos ortopédicos, 7.235 casos foram atendidos nas UPAs Dr. João Batista de Sousa Júnior e Maria Pires Perillo, além do Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof).

A SMS enfatizou a importância de saber quando procurar o pronto-socorro, destacando que mais de 70% das visitas poderiam ser evitadas ou direcionadas para unidades de Atenção Primária em Saúde. Casos como febre alta, problemas cardiovasculares, oscilação na pressão arterial, síndromes respiratórias, entre outros, são situações que requerem atenção urgente.

A cidade conta com 75 unidades de Atenção Primária, incluindo 54 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 21 Centros de Saúde (CSs), oferecendo atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os agendamentos para especialidades médicas podem ser realizados gratuitamente pelo Teleconsulta (0800 646 1560) ou pelo WhatsApp (62) 3524-6305, além do aplicativo Saúde Fácil, disponível para sistemas Android e iOS.

5/5 - (1 vote)

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo