ANÚNCIO
AgriculturaAgronegócioDestaqueEconomiaGoiâniaGoiásManchetesNotíciasSaúde

Recorde de participação das escolas no Projeto Estudantes de Atitude

O compromisso com a formação cidadã dos jovens ganhou destaque na edição de 2023 do Projeto Estudantes de Atitude, uma iniciativa conjunta da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) voltada para as escolas públicas de Goiás. Encerrando-se em Anápolis nesta sexta-feira (8/12), o evento de premiação reconheceu os melhores projetos de transparência e controle social idealizados por estudantes e professores.

O governador Ronaldo Caiado expressou sua visão sobre a importância do projeto: “A escola é dos alunos, e o projeto é um grande estímulo para que os jovens tenham noção de cidadania e possam controlar e auditar o dinheiro público”. Esse espírito de engajamento refletiu-se no recorde de participação, com 776 unidades escolares envolvidas, em comparação às 526 do ano anterior, abrangendo mais de 40 mil estudantes em 219 municípios.

Em reconhecimento ao empenho, Caiado entregou certificados e prêmios às cinco escolas com melhores iniciativas, além de duas unidades do sistema socioeducativo e 40 unidades regionais de educação, distribuindo um total de R$ 567 mil em premiações para escolas e professores. Os alunos com melhores projetos também foram premiados com uma viagem de até três dias, incluindo transporte, hospedagem e alimentação, abrangendo do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Durante o evento, Caiado reforçou a importância da educação na transformação social: “Temos certeza de que a educação é a única maneira de tirar as pessoas da pobreza e dar dignidade, torná-las vencedoras na vida. Acreditem na educação e vocês vão fazer a diferença em Goiás”.

Para o vice-governador, Daniel Vilela, iniciativas como essa são fundamentais para promover o comportamento ético entre os jovens: “A formação não pode se dar apenas na matemática, nem na física. Precisamos ter ações que preparem as pessoas para a vida em sociedade”.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou o alcance do projeto: “Isso movimentou o estado inteiro. Hoje, esse projeto é conhecido no Brasil. Nosso papel seguirá sendo o de mobilização”.

O secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller, expressou sua gratidão pela parceria na implementação do projeto: “Agora, entende-se a importância de como usar bem o dinheiro público. A educação é o futuro do Brasil, mas, em Goiás, ela já está na prática”.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, reforçou a relevância da educação para o futuro do país: “Meu sentimento é de gratidão pela possibilidade de desenvolver essa ideia”.

O Projeto Estudantes de Atitude, por meio de uma competição gamificada, visa fomentar a prática da cidadania no ambiente escolar, incentivando ações relacionadas à transparência, ética, controle social, voluntariado e prevenção à violência por meio de uma auditoria cívica.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo