ANÚNCIO
BrasilDestaqueManchetesSaúde

Ministério da Saúde prevê eliminação de filas de cirurgias em cinco estados do SUS

Cinco estados brasileiros, Tocantins, Sergipe, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul, estão caminhando para eliminar suas filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as projeções do Ministério da Saúde. Os dados divulgados pela pasta até outubro de 2023 revelam que mais de 70% da meta do Programa Nacional de Redução de Filas já foi alcançada, com a realização de 250 mil cirurgias em todo o país.

A iniciativa do Ministério da Saúde visa a redução significativa do tempo de espera dos pacientes por procedimentos cirúrgicos que foram represados, especialmente durante o período crítico da pandemia de covid-19. O governo federal comprometeu-se a investir R$ 600 milhões no programa, destacando o enfrentamento das filas de cirurgias como um dos principais desafios do SUS.

A meta estabelecida é a realização de mais de 500 mil cirurgias para eliminar as filas declaradas pelos estados. Entre os procedimentos mais frequentes estão cirurgias de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgias de hérnia, remoção de hemorroidas e retirada do útero. O programa inicialmente tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado por igual período, caso necessário.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo