O Governo de Goiás vai investir R$ 1,7 milhão na reforma do Palácio da Instrução, a primeira construção em estilo art déco do estado, situada na cidade de Goiás. Esta intervenção faz parte de um pacote de R$ 23,1 milhões destinado à rede estadual de ensino, apresentado pelo governador Ronaldo nas comemorações do 297º aniversário da cidade.
O governador, em discurso durante a transferência simbólica dos Poderes, enfatizou a importância histórica do prédio. “Goiás sempre foi sinônimo de uma educação de qualidade”, disse. A Seduc executará a reforma, seguindo critérios para a preservação de patrimônios tombados.
Construído entre 1928 e 1929, o Palácio da Instrução já funcionou como escola e sede da Secretaria da Educação. Atualmente, abriga a Coordenação Regional de Educação (CRE). Após uma revitalização em 2019, a nova reforma trará ainda mais melhorias.
O plano inclui substituição de telhas, reparo da estrutura de cobertura, recuperação do piso e forro de madeira, restauração de esquadrias, pintura geral, reforma de sanitários e instalações elétricas e hidrossanitárias, além de adaptação das rampas de acesso.
Como a primeira edificação art déco do estado, o Palácio da Instrução é um patrimônio cultural de Goiás, listado entre os bens históricos tombados e reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2001.