ANÚNCIO
DestaqueEconomiaManchetesMundo

UE diz que negociações comerciais no Reino Unido moldarão o mercado de ações do bloco

A União Europeia só decidirá como reformar suas regras de negociação de ações quando souber se as bolsas na Grã-Bretanha terão acesso ao bloco após o término de um período de transição pós-Brexit em dezembro, disse uma alta autoridade da UE na terça-feira.

A UE e a Grã-Bretanha entraram em conflito com a “obrigação de negociação de ações” do bloco, ou STO, que determina onde os investidores na UE devem negociar ações específicas.

Uma bolsa do Reino Unido acusou a UE de uma “apropriação de terras” na tentativa de roubar participação de mercado de Londres, onde grandes volumes são negociados em empresas cuja listagem principal está na UE.

“Temos que esperar (para descobrir) como será o resultado das negociações entre a UE e o Reino Unido antes de termos uma visão ponderada sobre como estruturar nossas várias obrigações comerciais”, afirmou Tilman Lueder, alto funcionário da Comissão Europeia. unidade de serviços financeiros, disse em um seminário on-line realizado pelo órgão da indústria de bolsas FESE.

Carsten Ostermann, oficial de políticas da ESMA, reguladora de mercados da UE, disse que há consenso em reduzir o escopo do STO a ações que tenham seu principal pool de liquidez dentro da UE, disse Ostermann.

“A questão então é como exatamente você define esses instrumentos”, acrescentou Ostermann.

Stephane Boujnah, CEO da bolsa pan-europeia Euronext, disse que o STO deve ser mantido e limitado a ações cuja cotação principal está no bloco, com as ações com cotação dupla isentas.

Na semana passada, a Grã-Bretanha e a UE encerraram uma quarta rodada de negociações sobre um acordo comercial, mas fizeram pouco progresso, já que os direitos de pesca continuam sendo um obstáculo.

O acesso aos serviços financeiros da UE está sendo considerado em avaliações separadas, embora uma decisão real possa ser determinada pelo progresso nas negociações comerciais mais amplas.

Markus Ferber, um parlamentar alemão que conduziu as regras de valores mobiliários da UE através do Parlamento Europeu, disse estar decepcionado com as negociações da semana passada, pois nem um minuto foi dedicado às questões do mercado financeiro.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo