O governador em exercício, Daniel Vilela, esteve na capital federal nesta terça-feira (07/11) para participar da 6ª edição da Brasil Investment Forum 2023, o maior evento de atração de investimentos da América Latina. Durante sua participação, Vilela ressaltou o potencial de Goiás para receber investimentos estrangeiros e fortalecer a economia do estado.
A Brasil Investment Forum, organizada pelo governo federal, Apex Brasil e Banco Interamericano de Desenvolvimento, reúne empresários e autoridades do Brasil e do exterior. A abertura oficial do evento foi realizada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Vilela enfatizou o comprometimento do Governo de Goiás, liderado pelo governador Ronaldo Caiado, em posicionar o estado como um destino atrativo para investimentos internacionais. Ele também destacou a importância do evento como uma oportunidade para estabelecer parcerias com empresários nacionais e estrangeiros, visando promover os produtos e matérias-primas goianos no mercado global.
Além disso, o governador em exercício mencionou a missão oficial liderada por Ronaldo Caiado na China, com o intuito de caracterizar Goiás como um ambiente propício para negócios internacionais. Vilela adiantou que terá uma reunião de trabalho em Goiânia com a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen, e outros membros da representação diplomática dinamarquesa.
Daniel Vilela também destacou o apoio oferecido pela Apex Brasil ao estado, ressaltando a visita do presidente da agência, Jorge Viana, que disponibilizou recursos para fortalecer as relações comerciais de Goiás com compradores estrangeiros.
Jorge Viana, um dos oradores do evento, expressou a confiança de que o Brasil retomará sua posição de destaque na atração de investimentos, enfatizando o papel crucial dos estados, principalmente em relação à sua capacidade de exportação. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou a disponibilidade do ministério e da Apex Brasil para auxiliar os estados na busca por investidores estrangeiros.
Vilela concluiu afirmando que essas articulações e iniciativas permitirão que Goiás continue crescendo acima da média nacional, como evidenciado pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) goiano em 2022, que atingiu 6,6%, em contraste com o crescimento nacional de 2,9%.