ANÚNCIO
DestaqueGoiâniaGoiásManchetes

Prefeitura de Goiânia certifica 174 alunos em curso de iniciação musical da orquestra sinfônica

Durante a 5ª Mostra Pedagógica realizada pela Rede de Núcleos Musicais no Teatro Goiânia, a Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), consagrou 174 alunos que participaram do curso de iniciação musical. O evento, marcado por apresentações dos estudantes de flauta, violino, violão, viola clássica, canto, coral e acordeon, foi palco da entrega dos certificados aos participantes, sendo 12 deles integrantes da turma de inclusão, apresentando Síndrome de Down.

O Secretário Municipal de Cultura, Zander Fábio, saudou os alunos e suas famílias na plateia, ressaltando a relevância do trabalho pedagógico da Orquestra Sinfônica. “Sempre admirei profundamente o trabalho da Orquestra, especialmente esta vertente educativa de formação musical que alcança diversos alunos, inclusive crianças especiais. Todos merecem reconhecimento pelo aprendizado conquistado”, afirmou.

Ele destacou o compromisso contínuo da Prefeitura em concretizar a proposta de reestruturação da Orquestra, ressaltando: “Reconhecemos a necessidade de valorização dos músicos. Esta é uma das prioridades da gestão, em fase de avaliação orçamentária, e acreditamos em boas novidades para 2024.”

Aliene Divina, mãe de Ian Rodrigues Martins, 14 anos, um dos certificados na mostra, expressou sua gratidão pelo projeto de musicalização inclusiva. “Para meu filho e nossa família, este projeto é maravilhoso. Em meio às dificuldades enfrentadas por pessoas com T-21 (Síndrome de Down), esta iniciativa é um apoio essencial. Agradeço à Prefeitura de Goiânia por manter este projeto ativo.”

A Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia, instituída pela Lei Municipal nº 10.149 de 12 de abril de 2018 e posteriormente alterada pela Lei nº 10.455 de 09 de janeiro de 2020, representa um programa de formação musical da Prefeitura. Seu objetivo primordial é promover, manter e subsidiar ações na área da educação musical, possibilitando a formação de estudantes de música, integração social, inclusão e cultivo de valores culturais e sociais.

Além disso, a rede oferece suporte a estudantes de música que buscam a profissionalização, beneficiando bolsistas na área musical. Três grupos musicais – Banda Juvenil de Goiânia, Coro Juvenil de Goiânia e Orquestra Jovem Municipal de Goiânia Joaquim Jayme – contribuem para a cultura da cidade por meio desse programa.

Atualmente, a rede atende 225 alunos em 27 turmas, realizando aulas diárias no Grande Hotel. O período para renovação de matrículas dos alunos veteranos para 2024 vai de 11 a 26 de dezembro deste ano.

Zander Fábio anunciou o lançamento de um novo edital para alunos novatos em janeiro, com vagas disponíveis em todas as turmas. Os interessados devem acompanhar as redes sociais da secretaria para mais informações.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo