EconomiaBrasilDestaque

Usinas solares brasileiras atingem 14 GW, igualando Itaipu

Avalie o Post post

As usinas solares de grande porte no Brasil atingiram uma capacidade operacional de 14 gigawatts (GW) em junho, equiparando-se à usina hidrelétrica de Itaipu, informou a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O Nordeste possui 59,8% da potência instalada de usinas solares, seguido pelo Sudeste com 39,1%, o Sul com 0,5% e o Norte e Centro-Oeste com 0,3% cada.

A Absolar destaca que a dependência da luz solar não impede a ampliação das fontes renováveis na matriz elétrica brasileira. A expansão das usinas solares pode garantir a confiabilidade e a estabilidade do sistema elétrico.

Um estudo do Ministério de Minas e Energia, EPE, ONS e GIZ mostrou que, durante variações de vento e luz solar, as hidrelétricas são essenciais para o equilíbrio do sistema elétrico, evitando o uso de termelétricas fósseis.

Em 2023, o Brasil alcançou 15,7 GW de potência em energia solar, posicionando-se como o terceiro maior produtor mundial. Desde 2012, o setor gerou mais de 424 mil empregos verdes e arrecadou R$ 20 bilhões para os cofres públicos.

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo