ANÚNCIO
DestaqueGoiâniaGoiásManchetes

Minera GO: Debate fundamental sobre futuro da mineração no Estado de Goiás

No intuito de avançar no planejamento estratégico do setor mineral em Goiás, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) organiza o evento Minera GO, agendado para os dias 12 e 13 de dezembro. Este evento inaugura uma nova fase na trajetória da mineração no estado, centrado no tema “Construindo a Política Mineral Goiana”. O encontro terá lugar na sede da Assembleia Legislativa (Alego), em Goiânia.

Em parceria estreita com a Comissão de Minas e Energia do poder Legislativo, o Minera GO será um ponto de convergência para autoridades, representantes do setor produtivo, comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A programação extensa prevê a apresentação dos desdobramentos da primeira fase do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO), além da exposição de estandes dos parceiros que colaboraram e continuam a construir essa iniciativa em conjunto com o Governo de Goiás.

Lívia Parreira, coordenadora do projeto, ressalta: “A construção participativa do Plano Estadual de Recursos Minerais envolveu interações com quase 2 mil pessoas em diferentes regiões de Goiás. O Minera GO simboliza a celebração desse percurso. É relevante destacar a presença não apenas de representantes de grandes mineradoras, mas também de microempresários do setor mineral. Este projeto visa criar uma política mineral abrangente, contemplando desde os pequenos até os médios mineradores.”

O Plano Estadual de Recursos Minerais – PERM 2022/2042 (PERM-GO) foi concebido pelo Governo de Goiás em alinhamento com outras iniciativas, como o Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022-2042 (MAP). Seu propósito central é promover o desenvolvimento sustentável da indústria de mineração, visando mitigar os impactos ocasionados pela atividade econômica no solo goiano.

Esta iniciativa é fruto de uma colaboração conjunta entre as universidades federais de Goiás (UFG) e de Catalão (UFCAT), com apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, contam com a participação do Serviço Geológico do Brasil (SGB), da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

Goiás, atualmente, figura entre os principais estados mineradores do Brasil, sobressaindo-se na extração de cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. No âmbito econômico e de produção, a mineração representa o terceiro segmento mais relevante no estado, ficando atrás somente da produção de grãos e da indústria da carne.

“Estimamos que a mineração corresponda a aproximadamente 30% de todo o PIB estadual e cerca de 20% do total das exportações. Com o encerramento da primeira etapa do PERM, temos a expectativa de ampliar ainda mais os ganhos do setor, de maneira totalmente sustentável, impulsionando o desenvolvimento e a receita para Goiás”, enfatiza Joel Sant’Anna Braga Filho, titular da SIC.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo