ANÚNCIO
AgriculturaAgronegócioAgronegócio em GoiásAgronegócio NotíciasAgropecuáriaAparecida de GoiâniaDestaqueEconomiaGoiâniaGoiásGoverno de GoiásManchetesNotíciasPolíticaSaúde

Cadastro de lavoura de soja em Goiás tem prazo até dia 27 de janeiro

O Governo de Goiás, juntamente com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), conseguiu a aprovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para estender o período de plantio de soja no estado até 12 de janeiro. Com isso, o prazo para cadastro das lavouras foi ajustado. Os agricultores de Goiás agora têm até 27 de janeiro para registrar suas lavouras no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), acessível pelo endereço eletrônico https://sidago.agrodefesa.go.gov.br.

Mário Sérgio de Oliveira, coordenador do programa de grandes culturas da Agrodefesa, informa que desde 2010 é mandatório o registro das lavouras. “Em 2022, houve uma atualização na normativa, estabelecendo a exigência de declaração da lavoura até 15 dias após a conclusão do calendário de semeadura”, destaca.

Este cadastro inclui detalhes como a área cultivada, o tipo de semente utilizada, a data de plantio e a previsão de colheita. É necessário também informar o CNPJ da empresa fornecedora da semente ou, caso a semente seja de produção própria, essa informação deve ser registrada. Dados sobre o uso ou não de irrigação também são requeridos.

O coordenador ressalta a importância dessas informações para a Agrodefesa, visando à manutenção da sanidade das lavouras. “Monitorar a distribuição das plantações de soja facilita o combate a pragas como a ferrugem asiática, permitindo um planejamento mais eficaz, especialmente em casos de infestação no início da safra”, explica Oliveira. Ele ainda enfatiza a necessidade de comunicar imediatamente à unidade operacional local da Agrodefesa sobre qualquer detecção da ferrugem, a fim de adotar medidas sanitárias urgentes e prevenir a propagação da praga para outras lavouras vizinhas.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo