ANÚNCIO
DestaqueEconomiaGoiâniaGoiásGoverno de GoiásImprensaManchetesNotíciasPolíticaSaúde

Iniciativa Imuniza Goiás alcança 236 cidades e impulsiona vacinação infantil

A iniciativa Imuniza Goiás, um projeto desenvolvido pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), já se expandiu para 236 cidades. Lançada em dezembro de 2022, essa ferramenta inovadora tem como objetivo principal identificar rapidamente crianças até 2 anos que ainda não foram vacinadas. Essa ação permite uma intervenção mais ágil por parte dos profissionais de saúde, contribuindo significativamente para a melhoria dos índices de vacinação no estado.

Joice Dorneles, gerente de Imunização da SES, destaca a eficácia do programa: “Com esta iniciativa, aprimoramos nossas ações nos municípios, identificando crianças não vacinadas e fornecendo informações cruciais, como contato telefônico, nome da criança, da mãe e endereço. Isso permite uma abordagem direcionada e eficiente. Nossa meta é vacinar mais crianças, e já observamos um aumento notável nas taxas de vacinação como resultado.”

Para 2024, o plano é expandir ainda mais esse esforço, incluindo todas as faixas etárias e incentivando a adesão dos 10 municípios restantes à ferramenta, visando uma cobertura mais ampla.

Além do Imuniza Goiás, o estado tem implementado várias estratégias para combater as baixas taxas de vacinação, um problema presente em todo o país. Uma dessas iniciativas é o “Vacina Mais, Goiás”, um Plano Estadual lançado em 2023 para recuperar as altas taxas de vacinação. Este plano está alinhado com o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Outra medida importante foi a Campanha Estadual de Multivacinação de 2023, direcionada a crianças e adolescentes até 15 anos, que ofereceu 17 vacinas contra 40 doenças, resultando na imunização de mais de 84 mil jovens.

A lei que exige o Certificado de Vacinação para matrículas escolares, aprovada em 2023, e a implementação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) do Ministério da Saúde, que já capacitou 1591 profissionais de saúde, são outras estratégias relevantes.

Essas ações contribuíram para o aumento das taxas de vacinação em Goiás. A cobertura da vacina tríplice viral, por exemplo, subiu de 80,8% para 83,75%, enquanto a vacinação contra pol

iomielite aumentou de 73,70% para 77,31%. A vacina contra Hepatite A também teve um salto, de 69,30% para 74,31%.

Apesar desses avanços, a gerente da SES alerta que os índices ainda estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% para a maioria das vacinas infantis. “Vamos continuar reforçando as estratégias já em prática para melhorar esses números. É crucial que a população compreenda a importância das vacinas, não só para a saúde das crianças, mas de toda a comunidade. Estas são vacinas comprovadamente seguras, que há anos salvam vidas, prevenindo contra diversas doenças”, enfatiza.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo