ANÚNCIO
DestaqueEconomiaGoiâniaGoiásGoverno de GoiásImprensaManchetesNotíciasPolítica

Rádio do Rio Grande do Sul convida Caiadao para discutir sucesso na segurança pública

Os avanços significativos na segurança pública do estado de Goiás têm despertado o interesse de outras regiões do Brasil. Numa demonstração desse reconhecimento, Ronaldo Caiado, governador do estado, foi convidado pela Rádio Guaíba, uma importante emissora localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para uma entrevista na sexta-feira, 16 de fevereiro. Durante a conversa, Caiado compartilhou os pilares estratégicos e as ações decisivas que contribuíram para a marcante diminuição dos crimes em Goiás, destacando especialmente o rigoroso gerenciamento dos sistemas prisionais. “Em um Estado Democrático de Direito, facções não têm o comando”, enfatizou o governador.

Caiado rememorou a época em que as prisões estaduais eram verdadeiros centros de comando para criminosos, com infraestruturas clandestinas como redes de wi-fi, tráfico de drogas, e até mesmo espaços convertidos em churrasqueiras e quartos de motel. A adoção de estratégias como o isolamento de líderes de facções e a proibição de visitas íntimas foram cruciais para romper a comunicação entre os detentos e o mundo exterior, eliminando o papel dos visitantes como mensageiros de ordens criminosas. Essas medidas, segundo ele, foram fundamentais para a redução dos índices de criminalidade.

Ao longo dos últimos cinco anos, o estado de Goiás direcionou investimentos significativos para o aprimoramento do sistema prisional e fortalecimento da Polícia Penal. Isso incluiu a expansão de vagas em instalações existentes, a construção de novas penitenciárias e a modernização do equipamento policial, com um investimento total aproximado de R$ 268,9 milhões, oriundos de diversas fontes, incluindo o Tesouro Estadual e o Governo Federal.

Esse esforço conjunto resultou em uma queda sem precedentes nos crimes violentos e não violentos no estado. Dados divulgados em janeiro revelam que, em 2023, o número de homicídios dolosos foi reduzido à metade em comparação a 2018. Outros índices de criminalidade, como roubo de veículos, assaltos a pedestres, latrocínios, roubos comerciais e de carga, também apresentaram reduções expressivas.

Além dos resultados positivos na redução da criminalidade, Caiado destacou durante a entrevista a melhora na percepção de segurança entre os cidadãos goianos, o que tem contribuído para a alta aprovação de sua gestão, considerada a mais bem avaliada do país, com 72% de aprovação segundo pesquisa da Atlas Intel em dezembro.

O sucesso na segurança pública de Goiás, conforme apontado por Caiado, também se deve à integração e capacitação contínua das forças policiais, bem como ao fortalecimento do sistema de inteligência, garantindo que as operações policiais sejam conduzidas dentro dos limites legais e com o reconhecimento da população.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo