ANÚNCIO
DestaqueEconomiaGoiásGoverno de GoiásImprensaManchetesNotíciasPolíticaSaúde

Mais de 30 mil casas em Águas Lindas de Goiás foram vistoriadas para combater o Aedes Aegypti

No último sábado (20/01), o Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), uniu esforços com a Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO), Polícia Militar (PM-GO) e a sociedade civil para realizar o “Dia D – Dengue Zero” em Águas Lindas de Goiás, um município que faz parte da região do Entorno do Distrito Federal.

Essa ação integrada resultou na minuciosa vistoria de mais de 30 mil imóveis na cidade, visando combater os focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Mais de mil pessoas participaram da iniciativa, que incluiu atividades como a roçagem de mato e a remoção de entulhos, lixo e outros possíveis criadouros do mosquito.

Rasivel dos Reis, superintendente de Planejamento da SES, destacou a importância da colaboração da comunidade na luta contra o mosquito, enfatizando que o combate não deve se limitar a um único dia, mas sim ser uma ação constante até a vitória sobre a doença.

Águas Lindas de Goiás é um dos 91 municípios prioritários para intensificar as ações de prevenção contra as arboviroses, dada a situação epidemiológica atual. O município já registrou um óbito por dengue e apresenta um aumento nos casos da doença. O prefeito Lucas Antonietti ressaltou a responsabilidade dos agentes públicos nessa missão de proteger a população.

Além disso, Águas Lindas inaugurou o primeiro Gabinete de Crise de Combate às Arboviroses na sede da Vigilância em Saúde da cidade. Dois gabinetes hospitalares também foram instalados na UPA Mansões Odisseia e no Hospital Municipal Bom Jesus. Essas iniciativas têm como objetivo agilizar o atendimento e o tratamento de pacientes com suspeita de dengue, chikungunya e zika, prevenindo complicações e óbitos.

Esses gabinetes estão equipados com recursos essenciais, como salas de soroterapia, que são cruciais para a hidratação adequada dos pacientes. Além disso, eles possuem mapas e planilhas com informações relevantes para a tomada de decisões, como estoque de insumos, leitos disponíveis e o número de casos da doença. No total, o Governo de Goiás já instalou gabinetes de crise em 91 municípios considerados de alto risco para arboviroses.

Outros municípios de Goiás também realizaram ações de combate à dengue durante o fim de semana, incluindo Ouvidor, Santa Cruz de Goiás, Edealina, Nazário e Iporá. Além disso, está programada uma grande ação em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, no próximo sábado (27/01).

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo